Ad Code

Responsive Advertisement

Acabou o futebol, e agora?! NFL na veia!


por André Tesser*

Bom Senso FC e discussões por calendário a parte, para muitos, o final do ano é o período de ressaca esportiva pelo recesso da paixão nacional esportiva do brasileiro: o futebol. Com o fim do Brasileirão – ao menos dentro do campo… – e da Copa Sulamericana, os amantes do futebol ficam restritos aos poucos jogos dos Mundial de Clubes ou ainda os Europeus, que o Terra transmite de graça, como o Alemão. O pior mesmo são as peladas de final de ano. Os intermináveis “Amigos de Ghiggia x Amigos de Forlán”, que mais parecem aqueles famosos casados x solteiros que precedem o último churrasco do ano dos amigos.
Uma excelente alternativa é a NFL, a liga profissional norte-americana de futebol. Ao contrário do futebol jogado com os pés, a NFL começa a atingir seu ápice no final do ano, passa ao longo de janeiro inteiro e tem seu clímax com sua final (o Super Bowl, evento esportivo de maior audiência televisiva do mundo) no primeiro domingo de fevereiro.
A temporada regular está terminando e faltam apenas três rodadas para a definição dos playoffs (mata-mata em partida única) e tem sido a mais emocionantes dos últimos anos. Basta dizer que, das 32 equipes da Liga, somente três já têm vaga garantida nos playoffs. E que, das equipes que restaram, 25 de 29 times ainda brigam por um lugar ao sol nas próximas fases.
Ainda, além das brigas pelas vagas nos playoffs, estão em jogo também nas rodadas finais da NFL as melhores posições dentro das duas conferências da Liga (AFC e NFC) que garantem aos times folgas (bye) na primeira rodada das fases eliminatórias e as vantagens de jogaram a partida única de cada fase dos playoffs em casa.
Na temporada regular, dois canais (ESPN e Esporte Interativo) transmitem até quatro jogos por domingo e um jogo na segunda-feira à noite. Mesmo com alguns jogos começando muito tarde (os dois jogos mais importantes da rodada, o Sunday Night Football e o Monday Night Football começam às 23h30’ por causa do fuso horário), a ESPN vem repetindo a transmissão de alguns jogos em horários mais, digamos, acessíveis.
Depois do final do ano (no primeiro fim de semana de janeiro, para ser mais exato), começam os playoffs e todos os jogos dessas fases, incluindo o Super Bowl no dia 02/02/2014 estarão na TV. Vale a pena assistir, porque, verdadeiramente, as fases eliminatórias costumam ser um campeonato diferente da temporada regular. Basta relembrar que os últimos três campeões do Super Bowl não foram as equipes de melhor campanha na temporada regular em suas Conferências. Aliás, sequer foram equipes que conseguiram garantir um bye na primeira rodada dos playoffs.
Então, meu amigo, dispa-se do seu preconceito e se permita (ao menos tentar) curtir o futebol americano. Sente na frente de sua TV com tempo e mente – e algum refresco – abertos. Uma bela cerveja americana (se puder ser uma IPA, melhor ainda) e preste atenção ao jogo, aproveitando as didáticas transmissões para o Brasil. Se você não se viciar na NFL, ao menos não perdeu tempo assistindo “Amigos do Ghiggia x Amigos do Forlán”.
*André Tesser é especialista em futebol americano e amigo do blog

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement