Alunas da USP se destacam em competição internacional com aplicativos inovadores para problemas sociais.
As alunas da escola de verão Technovation Summer School for Girls (TechSchool), iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, chegaram nas semifinais da competição Technovation Girls.
As alunas estão classificadas nas três categorias disponíveis (iniciante, junior e sênior, cobrindo dos 8 aos 18 anos), em quatro equipes diferentes. A competição internacional desafia meninas jovens a criarem aplicativos para solucionar problemas de suas comunidades.
No caso, as ideias de apps são as seguintes: formas de lutar contra as consequências do bullying, combater o abuso sexual infantil, conectar jovens e idosos ao mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo feminino.
Elas foram treinadas durante a TechSchool, com apoio de estudantes de graduação da USP e de profissionais da indústria de software.
A Technovation Girls está em sua 16ª edição e vai premiar aplicativos que utilizam inteligência artificial (IA) para resolver problemas enfrentados por determinado grupo ou população.
Durante o projeto, que tem duração de 10 semanas, as meninas têm a oportunidade de trabalhar em equipe. Na categoria sênior, elas também devem produzir também um plano de negócio para a ferramenta.
“Ao longo dos seis anos em que tivemos participantes nesta competição, 2024 é o primeiro no qual chegamos à semifinal nas três categorias”, disse, em comunicado, a professora do ICMC Lina Garcés, coordenadora do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE), responsável pelo oferecimento da escola de verão.
Na categoria iniciante, a equipe da ICMC foi a única classificada entre as 18 outras equipes brasileiras que concorreram. Já na júnior, foram 34 equipes nacionais participantes, novamente o único grupo classificado foi o treinado no projeto do ICMC. Por fim, na categoria sênior, são duas equipes semifinalistas da TechSchool dentro de um universo de 125 times nacionais.
Fonte: Sistema Paraíso
0 Comentários
Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.