Ad Code

Responsive Advertisement

Projeto de Lei estabelece prazo de 60 dias para início de tratamento de autistas pelo SUS


Projeto de Lei estabelece prazo de 60 dias para início de tratamento de autistas pelo SUS
Fonte: Sistema Paraíso


A medida será incluída na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista


O Projeto de Lei 1589/24, em análise na Câmara dos Deputados, propõe um prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por planos privados, contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico.

A medida será incluída na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que já garante o acesso a ações e serviços de saúde, diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional.

Contudo, a autora do projeto, deputada Clarissa Tércio (PP-PE), ressalta que esses pacientes enfrentam dificuldades para iniciar o tratamento, tanto na rede pública quanto na privada. “Em alguns casos, aciona-se o Poder Judiciário para garantir esse direito”, afirma Tércio.

Ela defende a pertinência de um prazo fixo para o início do tratamento, argumentando que isso promoverá um esforço concentrado no atendimento dos pacientes.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelos senadores.


Fonte: Sistema Paraíso

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement