Fonte: Sistema Paraíso |
A apuração busca esclarecer se o restabelecimento foi uma ação intencional da plataforma
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, informou nesta terça-feira (24) que o retorno temporário da rede social X, em 18 de setembro, está sob investigação. A apuração busca esclarecer se o restabelecimento foi uma ação intencional da plataforma, anteriormente conhecida como Twitter, ou se decorreu de uma falha técnica.
A volta do X ocorreu após a suspensão ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio da plataforma no Brasil. Juscelino Filho indicou que, caso se confirme que a rede desobedeceu deliberadamente à decisão judicial, o governo poderá tomar medidas severas, incluindo a suspensão da licença de operação da Starlink, empresa de internet via satélite de propriedade de Elon Musk, dono da plataforma X.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou as operadoras de internet no dia 30 de agosto para assegurar o cumprimento da decisão de Moraes, que determinava o bloqueio do acesso ao X por meio de servidores CDN. Em caso de descumprimento, a multa diária estabelecida seria de R$ 5 milhões.
O ministro destacou que, após o incidente, a plataforma voltou a cumprir a ordem de bloqueio e reafirmou o compromisso do governo em seguir a legislação brasileira e as decisões judiciais.
Fonte: Sistema Paraíso
0 Comentários
Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.