Fonte: Sistema Paraíso |
A previsão abrange principalmente municípios dos sertões do Inhamuns e da Região do Cariri
Entre esta segunda-feira (11) e terça-feira (12), 21 cidades do Ceará estão sob aviso de chuvas intensas, com acumulados de até 50 milímetros por dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso amarelo, de nível 1 de severidade, foi emitido nesta segunda e segue válido até as 10h de terça. A previsão abrange principalmente municípios dos sertões do Inhamuns e da Região do Cariri, além de áreas próximas às divisas com o Piauí e Pernambuco.
A média histórica de chuvas para novembro no estado é de apenas 5,7 mm, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No entanto, até o dia 11, as precipitações no Ceará foram praticamente inexistentes, com menos de 0,1 mm registrados em todo o território.
As cidades afetadas pelo alerta incluem Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Barbalha, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Novo Oriente, Parambu, Potengi, Quiterianópolis, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Tauá. Essas regiões podem enfrentar chuvas intensas e ventos fortes, com rajadas de 40 a 60 km/h.
O Inmet orienta a população sobre o risco de danos causados pelas condições meteorológicas, que incluem possíveis quedas de árvores, alagamentos e até descargas elétricas. O instituto recomenda, entre outras medidas, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, evitem estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda e, sempre que possível, desliguem aparelhos eletrônicos da tomada.
Embora a previsão para o início da semana seja de tempo estável, com sol e temperaturas elevadas, a Funceme alerta para a possibilidade de eventos isolados de chuvas no Sertão Central, Ibiapaba, Inhamuns e Cariri. Além disso, há chance de chuvas fracas no litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém durante a madrugada e manhã de terça-feira, devido ao efeito de brisa terrestre.
Fonte: Sistema Paraíso
0 Comentários
Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.